Professor Líder

Dessa vez meu pensamento se volta aos meus colegas PROFESSORES.

Começo de ano, retomada de antigos alunos, e novos alunos/clientes que se deparam à nossa frente. As mesmas questões retornam à nossa mente: como poderei auxiliar essa turminha, nova e antiga? Conseguirei? Fiz minha “lição de casa” ao final do ano, me avaliando? Obtive mais sucesso? Consegui ajudar mais meus clientes? Consigo medir esse resultado? Como?

Volto a me deparar com o pensamento de que professor tem que ser um líder. Mas, o que é “Ser um Líder” no meu nicho específico como Professora de inglês para adultos?

Então, vamos à pergunta: O que é ser um líder? O verdadeiro líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas à ação, sem o uso da força ou do medo.

Tem sua base na atitude pessoal, na competência e no carisma, levando os demais a admirar, respeitar e defender suas ideias.

Quais seriam então O PAPEL E AS CARACTERÍSTICAS DESSE PROFESSOR LÍDER?

Posso dizer, com a minha experiência de 35 anos no mercado, que sim, um simples professor pode evoluir e se transformar em um facilitador, um coach, um líder.

Através de uma série de características que esse professor já tem ou pode desenvolver, ele pode se transformar em um grande líder amanhã.

Falo baseada na experiência de uma professora de inglês que sou, mas esses ensinamentos servem para todos os professores que querem crescer e evoluir.

Quando um professor inicia um trabalho com um aluno ou um grupo de alunos, esses alunos esperam que as nossas habilidades os ajudem a dar um passo em seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.

Logo nos primeiros contatos com esses alunos, devemos inspirar uma sensação de confiança mútua, de que estaremos dividindo uma jornada juntos, e que essa viagem pode ser conduzida ao melhor destino possível: o do aprendizado, evolução e sucesso. Nada da noite para o dia, nenhum milagre que possa acontecer. Mas um trabalho árduo, de cumplicidade e confiança.

Deve ficar claro para ambos os lados, que essa jornada será cheia de surpresas, altos e baixos, com muitos desafios, podendo enfrentar no meio do caminho momentos de sucesso alternados com momentos de frustrações e desânimos.

Nós, professores, estamos sempre aprendendo com nossos alunos. Cada aluno ou grupo é um organismo único.

É fundamental sentir e demonstrar uma atitude que reflita a real importância do grupo e de cada membro desse grupo, assim como um profundo respeito pelo desenvolvimento de cada um, individualmente.

Uns tem mais facilidade de aprendizagem, outros menos. Cada um é um. Respeito é fundamental.

Saber conduzir e liderar essas diferenças é então trabalho desse professor líder.

A atitude desse professor líder deve ser sempre a de trabalhar a partir do grupo como um todo, e que esse grupo seja a “matéria-prima” desse professor.

Devemos dar feedback e observações que ajudem nossos alunos a avaliar o progresso deles, constantemente.Nunca devemos assumir uma postura de “expert”, que sabemos de tudo, que dominamos tudo. Isso é impossível.

Devemos estar sempre abertos para pesquisar, seja junto com os nossos alunos, ou trazer respostas através de pesquisas feitas. Sempre haverá termos, vocabulário, contextos a serem discutidos.

Desde o início o professor líder deve esclarecer o seu papel, deve-se discutir as expectativas dos seus alunos quanto à sua conduta em relação a correções, intervenções, lições, prazos de aprendizagem, além de diversas outras questões.

Deve ficar claro que o professor é um catalizador, é um espelho desse grupo de alunos, e que está a serviço deles. Nesse caso, quero dizer que catalizador é um professor incentivador, estimulante, dinamizador.

Esse professor não está com esses alunos, que são seus clientes, para emitir julgamentos, opiniões, partidos. Ele deve respeitar e manter uma posição neutra, deve ouvir seus alunos ou turma, e conduzir e liderar debates e ideias, mas focar no aprendizado do idioma, nas correções estruturais e gramaticais. A sala de aula não é lugar para que ele dê, muito menos imponha suas opiniões pessoais sobre qualquer que seja o assunto a ser discutido.

O professor deve sempre se perguntar:

“em que ponto se encontra o aluno ou turma?” “do que eles precisam”,“qual poderia ser um passo a ser dado para alavancar o desenvolvimento desse grupo específico, e nesse exato momento?”

O professor deve estar ciente que se encontra em uma jornada onde o trabalho é feito a partir do que o grupo já tem como conhecimento.

E a partir daí, traçar o que é necessário para o progresso de cada um de seus membros, seus alunos, seus clientes.

O professor líder deve incentivar para que as dúvidas de seus alunos sejam abertas, pois auxiliarão a esclarecer situações e dúvidas pertinentes, que qualquer um possa ter.

Assim sendo, haverá um número maior de opiniões, maior participação dos envolvidos, maior envolvimento entre todos. Quanto maior o envolvimento dos membros, durante a aula, maior evolução, comprometimento e sucesso eles terão ao longo de seu aprendizado.

Quando solicitado, o professor pode emitir sua opinião sobre o comportamento e evolução de seus alunos, principalmente quando for uma turma. Uma descrição do que ele sente no momento, do progresso tanto individual quanto do grupo como um todo, falar sobre a atmosfera de estudo, sem enaltecer uns e ignorar outros.

Quando a turma amadurece, o professor pode mudar o foco do trabalho, para ajudar os alunos individualmente. Deve manter o respeito pelo progresso individual de cada um, não pressionando nem comparando um aluno com o outro.

Deve ser criada uma atitude de empatia entre todos na classe. Empatia exige calma interior, consciência do outro e da situação no momento.Com o tempo, o professor deve encorajar a turma de alunos a procurar estudos, encontros e buscas de aprendizado em níveis mais profundos, com a finalidade de proporcionar maior confiança e maior progresso no treinamento como um todo.Haverá também momentos em que o professor deverá estimular um aluno mais do que outro.

O professor deve ter habilidades, atitudes e comportamentos que criem condições, encorajem e inspirem seus alunos. Assim sendo, esses alunos, tanto individualmente quanto em grupo, atingirão seus objetivos de forma compartilhada e satisfatória.

Esse professor líder deve desenvolver a capacidade de perceber os complexos processos sociais envolvidos na interação do grupo, assim como no processo interativo. Esse desenvolvimento deve ser compreendido primeiro nele mesmo, como líder, para só depois capacitar seus alunos para um trabalho em grupo ou individual.

A missão desse professor líder é levar a seus alunos exatamente o que eles necessitam. Pode ser material específico para que o aluno preste um exame específico, ou assuntos na área de atuação dos alunos ou do grupo, ou “Inglês para um propósito específico”, por exemplo, ou “Business English”, entre tantos outros.

O professor líder deve possuir ou tentar desenvolver características como:

  • Estar sempre aberto a ideias e pontos de vista diferentes;
  • Ser receptivo a diversos tipos de pessoas;
  • Manter o autocontrole em situações conflitantes e jamais perder o foco da aula, mas sabendo lidar em momentos de situações que pedem harmonia e até remanejamento de material e objetivo;
  • Saber identificar aspectos positivos nas contribuições dos alunos;
  • Humildade para permanecer sempre em segundo plano, lembrar-se que o bom juiz de futebol é aquele que não é percebido;
  • SABER OUVIR;
  • Dar aos alunos tempo para pensar, elaborar, se auto corrigir, e só então responder às perguntas;
  • Dominar a metodologia do estudo e se preocupar em aperfeiçoá-la;
  • Saber ler sinais não verbais;
  • Saber buscar apoio quando necessário;
  • Levar tudo em consideração, mesmo que à primeira vista pareça tolice;
  • Ter bom senso de humor

Para desenvolver essas características e trabalhar com qualquer tipo de grupos de alunos, o conhecimento acadêmico adquirido NÂO é suficiente.

Se você quer se tornar um professor líder, você deverá adquirir algo a mais que não está nos livros e que se desenvolve com experiência, maturidade e tempo.Deverá trabalhar consciente e arduamente em seu desenvolvimento, pois afinal, a principal ferramenta de trabalho, É VOCÊ MESMO! DEVERÁ SER CADA VEZ MAIS CAPAZ DE VER O INVISÍVEL E OUVIR O INAUDÍVEL.

Seu aluno está à sua frente. Ele precisa de você. Seja o líder que ele está procurando. Abra portas para essa pessoa que está entregando em suas mãos seu futuro pessoal e profissional.

Daí, volta lá em cima e à pergunta inicial: Eu fui um bom professor no ano passado, e antes? Eu fiz toda essa análise no final do ano, para que esse ano eu possa ser melhor? Eu estou no caminho de ascenção, deixando de ser um simples professor, e me tornando um PROFESSOR LÍDER.

E para você, aluno e cliente que também está lendo esse meu texto, você reconhece seus professores com as características acima citadas? Vocês também não acham que vocês MERECEM ter esse nível de professor, dando o treinamento que você procura? Um professor com “algo mais”, um PROFESSOR LÍDER, que os conduza ao sucesso e auto estima alavancada?

Receba as novidades por e-mail ou entre em contato.

Photo by rawpixel on Unsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.