Personal statement:
Primeiro, quero agradecer a vossa atenção por receber e doar o vosso tempo precioso em receber e tomar conhecimento desta carta que relata, de forma sucinta, os pontos relevantes da minha pessoa, jornada, carreira profissional.
Meu nome é M. R., tenho 29 anos, sou filho único, e sou muito feliz por ter nascido no lar que me ensinou os valores como honestidade, empatia, respeito, responsabilidade, gratidão que foram a base para me tornar um indivíduo ético e consciente.
Atualmente estou cursando o último ano de residência médica em cirurgia cardiovascular na Universidade Federal de São Paulo, o qual tem duração de 5 anos, para essa especialização, no Brasil.
Os 4(quatro) primeiros anos foram de muito aprendizado na área da cirurgia cardiovascular e também de crescimento pessoal como por exemplo o valor do trabalho em equipe, o respeito e a doação genuína ao próximo, sejam com os profissionais de convívio, seja com a Universidade, seja com os pacientes que tive a oportunidade de cuidar, atender.
Posso afirmar que, dei o meu melhor em todos os momentos da minha vida desde que ingressei na residência na minha área. Foram, e seguem sendo, momentos de muito trabalho, e muitas das vezes, horas sem dormir, porém, o cansaço nunca pesou sobre meus ombros pois amo o que faço e, graças a Deus que me permite vida, saúde, inteligência e dom, meu sonho está sendo idealizado.
Desde criança sentia algo íntimo em mim que me deixava feliz quando me punha a enxergar com meus olhos da mente, fazendo cirurgia em “coração”. Meus pais nunca me abordaram em temas sobre área da medicina, tampouco sobre área da cirurgia cardiovascular, e, de verdade, remetendo ao passado, não me recordo alguma interferência para que me tenha levado a escolher essa área, então, eu tenho a absoluta certeza que esse é meu dom, e a área que escolhi e que estou disposto a ser um profissional excelente para executar tudo quanto eu faça dando o melhor de mim, sempre.
Em 2015, ingressei na universidade de medicina, e, já de início me senti fortemente atraído por áreas de emergência clínica e cirúrgica. Para mim faz muito sentido e é valoroso fazer a diferença para o cuidado e restabelecimento do paciente principalmente nos momentos de maior necessidade dele.
Com a evolução do curso, com novos aprendizados adquiridos diariamente na escola de medicina, tomei grande afeição pela área da cirurgia, e em específico, a cirurgia cardiovascular. Então segui adiante, e muito alinhado com o que eu sentia quando em minha infância, me dediquei para ingressar na área de especialização em cirurgia cardiovascular, e me sinto realizado por estar me desenvolvendo, aperfeiçoando e ganhando habilidade nessa área.
Me enche de alegria, satisfação e bem-estar, quando estou dentro do hospital, na sala de cirurgia e sei que, abaixo de Deus, aquela vida depende do meu melhor e de toda equipe ali presente, para que possa receber os procedimentos que necessite para seguir com uma melhor qualidade de vida junto as pessoas que convive e que ama. Isso realmente me motiva a seguir em frente, buscando maior aperfeiçoamento, habilidade e desempenho na área.
Em 2021, fui aprovado na residência médica e, ao iniciar minha jornada como residente em cirurgia cardiovascular na Universidade Federal de São Paulo, tomei muito gosto por mais uma área desta especialidade, a cirurgia de aorta. As minhas primeiras experiências na especialidade de cirurgia de aorta foi como apoio e observador do outro lado da mesa, e, ao lado do anestesista, tive a certeza que essa área é a que quero me especializar em futuro próximo, assim que concluir minha residência.
E o propósito pelo qual estou aplicando para o estágio observacional em Cleaveland Clinic, é de aprender com os profissionais nesta renomada academia que tem formado mentes brilhantes e profissionais de excelência.
Este é meu atual sonho e vou me dedicar para idealizá-lo com muito empenho, humildade e perseverança. Tenho certeza que além de aprender técnicas cirúrgicas praticadas com excelência, gostaria de compartilhar com colegas profissionais do dia a dia, a experiência da cultura profissional desta excepcional instituição.
Espero por esta carta, ter podido externar aos Senhores um pouco do tamanho da minha vontade e afeição pela área de cirurgia de aorta e o meu genuíno propósito e motivação para estar aprendendo nessa tão conceituada clínica e, não medirei esforços para fazer o meu melhor se os Senhores me permitirem essa grandiosa oportunidade.
Desde já deixo aqui a minha gratidão pela vossa atenção.
Atenciosamente,
M. R.
Deixe um comentário